Viagem em Sergipe

Estado possui belezas naturais, riquezas históricas e muito folclore para você não ficar um minuto parado

Pense em um lugar onde o sol brilha quase todos os dias do ano, a natureza é exuberante, a cultura rica e o povo muito receptivo. Aí está Sergipe. Ainda fora do roteiro de viagem de muita gente, o Estado nordestino apresenta muitas atrações turísticas e pode atender a diversas propostas de viagem, agradando desde quem quer apenas relaxar a beira-mar até quem quer desvendar segredos de um Brasil pré-histórico. Tudo em uma mesma viagem. Confira as possibilidades na capital Aracaju e outras cidades próximas.

1- Viagem de ecoturismo

Cânion do Xingó

Xingó surpreende visitantes com belas paisagens e paredões rochosos com mais de 60 metros
Um dos passeios mais famosos do sertão de Sergipe, o Cânion do Xingó é considerado o quinto maior cânion do mundo e também o maior navegável. Com formações rochosas de granito de até 80 milhões de anos, seus paredões chegam a alcançar 60 metros de altura. Para fazer o trajeto de aproximadamente 17 km – que inclui navegar pelas águas do rio São Francisco – o turista pode escolher entre o catamarã ou a lancha que sai da cidade de Canindé. No final da travessia, ainda é possível dar um mergulho nas piscinas naturais do Paraíso do Talhado – com profundidades de até cinco metros – e conhecer a Gruta do Talhado por meio de um breve passeio de canoa.

Cachoeira do Lajedão

Ainda pouco explorada, a cachoeira do Lajedão, localizada em Canindé de São Francisco, cidade a 174 km de Aracaju, possui 15 metros de altura e oferece um cenário de pura beleza aos visitantes. Antes de aproveitá-la, entretanto, é preciso caminhar durante 15 minutos em uma trilha pouco amigável.
O trajeto de caatinga tem 450 metros, é bastante reclinado e conta com pedras escorregadias que exigem do visitante bom condicionamento físico, além de muita atenção.

Trilha Vale dos Mestres

Para quem gosta de aventura, esta trilha é um prato cheio. Com duração média de uma hora e vinte minutos, o percurso saindo de Canindé de São Francisco envolve caminhada com trechos arenosos, travessia de riacho e passagem por formações rochosas que complicam o acesso. Nesta trilha, o aventureiro também poderá observar de perto a caatinga e encontrar sítios arqueológicos com pinturas rupestres de mais de três mil anos. No final, um belo cenário e o encontro com o Lago de Xingó o aguardam.


Parques de Itabaiana

Inserido nos ecossistemas de Mata Atlântica e Caatinga, o Parque Nacional da Serra de Itabaiana está localizado no município de Itabaiana, distante 56 km da capital. Sua área atinge quase oito mil hectares com diversas opções de ecoturismo como cachoeiras, 12 tipos de trilhas (com poços, riachos e penhascos), rapel e trekking. Outro parque de beleza reconhecida é o dos Falcões, que abriga cerca de 300 aves de rapina e oferece aos turistas a possibilidade de realizar trilhas, ver cachoeiras e ter contato com animais selvagens.